MÚSICA:

MÚSICA:

OS 35 ANOS DE ‘DOIS’

Janaina Sá Brito

                 Na penúltima coluna da série de discos importantes do Rock Brasil que completaram 35 anos em 2021 e que fizeram a cabeça desta que vos escreve nos anos 80, quero falar de um disco maravilhoso, de uma outra banda que amo e que até hoje, é a mais querida por todas as gerações, a Legião Urbana. O disco que cito aqui é o ‘Dois’, segundo disco da banda gravado entre Fevereiro e Abril de 1986 e foi lançado no dia 20 de Julho do mesmo ano.

                 ‘ Dois’, já começou se consagrando, com o lançamento da faixa “Tempo Perdido’, que foi um grande sucesso e rendeu um grande clipe no ‘Fantástico’, em Agosto de 86. Além de “Tempo Perdido”, o disco surpreendeu com as faixas “Eduardo E Mônica”, que ganhará um filme em breve , “Quase Sem Querer”, que é linda, a maravilhosa “Índios”, que traz um vocal quase sussurrado de Renato Russo e a grande faixa que abre o disco,  “Daniel na Cova dos Leões”.

                 Segundo os integrantes da banda em entrevistas da época, ‘Dois’ é um disco interiorizado, sem aquele velho clichê de críticas políticas e sociais, mais voltado para as relações humanas, as angústias emocionais, os sentimentos e paixões recolhidas, enfim, um disco poético e lírico ao mesmo tempo. ‘Dois’, alavancou a carreira da Legião, vendendo mais ainda que o primeiro disco da banda, lançado em 1985.

                 É um disco que não se cansa de ouvir , pois a cada vez que ele é escutado, mais ainda a gente gosta. “Dois’ foi um sucesso de público e crítica , ficando na vigésima posição na lista dos cem melhores discos Brasileiros da revista Rolling Stone Brasil. Em 2012, ‘Dois’ foi eleito pela Rádio Eldorado de São Paulo e pelo caderno C2 do Estadão, como um dos discos mais clássicos do Brasil. Recomendo a todos que não conhecem esse disco, que o ouçam com muito carinho e atenção e o apreciem sem moderação, pois ele é simplesmente, maravilhoso!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: