RETROSPECTIVA 2021:
O ANO DAS VACINAS
Janaina Sá Brito
Como é de praxe aqui no ‘Antenada’, faço uma breve retrospectiva de todos os anos com o resumo dos fatos mais marcantes . Em 2021, não poderia ser diferente, pois o ano foi pesado, difícil e cheio de polêmicas. Este ano, também teve momentos importantes e emocionantes que vamos mostrar aqui nesta última coluna de 2021.
Bem, começaremos esta retrospectiva falando sobre a chegada das vacinas contra a COVID-19 no Brasil, no dia 23 de Janeiro, começando por São Paulo e mostrando a imagem da enfermeira Mônica Calasans, que foi a primeira Brasileira a ser imunizada, no dia seguinte, as vacinas foram distribuídas para todo o Brasil. Depois, houve o troca-troca de ministros da Saúde, que depois foi firmado com a chegada de Marcelo Queiroga, para substituir Eduardo Pazuello. Antes do início da imunização no Brasil, houve o caos na saúde em Manaus, em razão da negligência do governo Bolsonaro, no envio de oxigênio para suprir os hospitais da capital Amazonense, que estavam lotados de pacientes graves de coronavírus. O ano também foi marcado pela CPI da pandemia, que revelou fraudes bombásticas do governo na negociação de compra das vacinas, causando grandes bate-bocas entre senadores e testemunhas. No esporte, o ano foi promissor, começando pelo futebol, o São Paulo ganhou o título do Paulistão após dezesseis anos, o galo faturou o Brasileirão e a copa do Brasil, o Palmeiras foi o tricampeão da copa libertadores da América e o Grêmio foi rebaixado para a série B, junto com a Chapecoense e outros times. Para fechar o ano futebolístico, Ronaldo Nazário o fenômeno, comprou o Cruzeiro, com a promessa de tirá-lo do buraco . Na fórmula 1, Max Verstapen foi o campeão mundial de 2021, desbancando o héptacampeão Lewis Hamilton. Nas olimpíadas de Tókio, o destaque foi para a ginasta Rebeca Andrade e para a esqueitista Raíssa Leal, a fadinha. As paralimpíadas de Tókio também mostraram muitos paratletas de peso, como Daniel Dias. O Brasil levou muitas medalhas paralímpicas, dando mais incentivo aos PCD’s para praticarem um esporte e mostrarem a população mundial que tudo é possível.
No mundo das celebridades, perdemos grandes artistas como Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Eva Wilma, Orlando Drumond, Luiz Gustavo, Paulo José, Aguinaldo Timóteo, além do ex-Menudo Ray Reyes, do filho do Rei Roberto Carlos Dudu Braga e do maestro Letiéris Leite. Além de todas essas celebridades e tantas outras, também perdemos nos últimos dias do ano, o Bispo Sul-Africano Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da paz na luta contra o Apartheid em 1984 e do ex-atacante do Santos Dorval. Na TV, destacamos a saída de Fausto Silva e Thiago Leifert da Rede Globo e da ida do apresentador do ‘Fantástico’ Tadeu Schmidt para o BBB. Também tivemos a trágica morte da cantora Marília Mendonça, em um acidente de avião em Minas Gerais, emocionando o Brasil. Na área da justiça, o Brasil parou para acompanhar o julgamento do incêndio da boate Kiss em Santa Maria, que condenou os quatro réus com as penas entre 18 e 22 anos de prisão, mesmo com um hábeas corpus cancelando a prisão, Elisandro Spor, Mauro Hoffmann, Marcelo Dos Santos e Luciano Bonilha Leão, foram presos por decisão do ministro do STF Luiz Fux.
Na economia, houve um grande aumento na cesta básica, nos combustíveis e na energia elétrica, aumentando mais ainda a dificuldade financeira dos Brasileiros, atitudes negacionistas continuaram acontecendo, como agressões a jornalistas, motociatas, discursos mentirosos e quebras de protocolos sanitários. Novas variantes da COVID-19 circularam, aumentando a imunização de toda a população no mundo todo.
Para fechar o ano, vamos destacar os oitenta anos do Rei Roberto Carlos, as chuvas na Bahia, os desmatamentos na Amazônia e o surto de uma nova cepa da gripe influenza pelo Brasil. Então, só me resta aqui, desejar a todos os leitores do ‘Antenada’, um 2022 cheio de saúde, reencontros e retomada da vida. Feliz 2022!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com