TV:

TV:

UM LUGAR AO SOL: A NOVELA DAS PERSONAGENS FRUSTRADAS

Janaina Sá Brito

                 Quem acompanha a novela ‘Um lugar Ao Sol’, de Lícia Manzo, percebe que a maioria do núcleo de personagens femininas da novela, é composta por mulheres frustradas, com sérios problemas emocionais, que investiram em suas escolhas no passado , que transformaram-se em grandes fracassos no presente. Vamos começar pelas irmãs Rebeca (Andréa Beltrão), Bárbara (Aline Morais) e Nicole ( Ana Baird). as três são filhas do poderoso empresário Santiago (José De Abreu), que teve dois fracassados casamentos, com duas mulheres bipolares e por ter vindo de origem humilde, se dedicou a aumentar a rede de supermercados Redentor, tendo que deixar de lado a educação das filhas, não podendo acompanhá-las em sua infância e adolescência, dando toda a orientação necessária e observando as angústias e problemas de cada uma. Em vários capítulos, Santiago revelou que não pôde cuidar das filhas em função do trabalho e entende o porque dos grandes problemas que elas enfrentam na vida adulta. Rebeca, é uma cinquentona que não aceita a maturidade e insiste em concorrer com a filha Cecília, de dezoito anos. Já Bárbara, é uma ciumenta obsessiva compulsiva, que sufoca o marido Renato/Cristian (Kauã Raymond) e tem sérios problemas de carência e auto estima. Já Nicole, é uma atriz de stand-up comedy, que sofre de compulsão alimentar e enfrenta o problema da gordofobia.

                 Além das três irmãs, a novela também mostra as frustrações das personagens Ilana (Mariana Lima ) e Júlia (Denise Fraga). Ilana, é uma ex-modelo e dona de uma produtora, que é casada com o fotógrafo Breno (Marco Ricca), Ilana é workaholic e decide congelar seus óvulos para engravidar em um futuro que nunca chega. Em razão da passagem do tempo e da maturidade, Ilana, que hoje está com 45 anos, é cobrada por Breno, para que engravide, pois o casamento passa por uma crise e Breno   quer ser pai. Ilana engravida de gêmeos, mas se vê diante de um grande problema, ao descobrir que uma das crianças, possui um sério problema, essa situação faz com que a crise no casamento dos dois se agrave e que surja a idéia de outros relacionamentos.

                 Já a personagem Júlia, é uma cantora fracassada, que se torna alcoólatra, passando por uma internação para superar a doença. Após ter alta, Júlia tenta reconstruir sua carreira, com a ajuda do filho Felipe ( Gabriel Leone). O que se pode entender, é que a autora mostra o atual contexto de  mulheres que fizeram escolhas erradas na vida e que por essa razão, se abalaram emocionalmente e ao mesmo tempo, passa a mensagem de que está muito difícil viver no mundo de hoje, está tudo sem graça e as pessoas estão mais agressivas, ainda mais em tempos de tribunais da internet. Lícia Manzo, é considerada o novo Manoel Carlos, pois em suas novelas anteriores ‘A Vida Da Gente’ (2011/12) e ‘Sete Vidas’ (2015), retratou com delicadeza, os dramas do cotidiano, da mesma forma que Maneco, conquistando o público em grande proporção. Ainda bem que ‘Um Lugar Ao Sol’ terá só cinco meses de duração, pois os dramas são tão mais pesados que os das novelas anteriores, que se passasse do tempo, acabaria tornando-se cansativa e perderia o público. Esta que vos escreve, sempre foi fã do Maneco e é mais fã ainda de Lícia Manzo, desde sua estréia na TV, com a série ‘Tudo Novo Denovo’ (2009). Então, recomendo que assistam ‘Um Lugar Ao Sol’, para acompanharem o futuro dessas e de outras personagens da novela, para saber o que a autora  reserva para elas.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: