RÁDIO:

DIA MUNDIAL DO RÁDIO:

PAIXÃO QUE NOS MOVE

Janaina Sá Brito

                 Amanhã, dia 13 de Fevereiro, é comemorado o dia Mundial do Rádio, a primeira mídia falada, inventada pelo Padre Landell De Moura e que revolucionou nossa vida. Antes da TV chegar, o Rádio tinha um grande destaque em todas as salas das residências de todas as famílias, com aqueles receptores enormes, parecendo um móvel, depois, vieram os Rádios a pilha, que fizeram com que as pessoas tivessem mobilidade e pudessem ouvir todos os programas onde quisessem. Depois, os Rádios foram para dentro dos carros e hoje, eles estão presentes em todos os tablets, smartphones e computadores.

                 O Rádio, também ganhou força nas redes sociais, com programas sendo transmitidos ao vivo, criando o Rádio com imagem. Muitos diziam que o Rádio ia morrer com a chegada da TV, mas foi tudo mentira, outras mídias vieram, mas o Rádio nunca perdeu seu espaço, pelo contrário, ganhou mais ouvintes e mais interatividade. Esta que vos escreve, começa a ter sua relação com o Rádio aos cinco anos de idade, ouvindo músicas, notícias e até a voz do Brasil, no quarto dos pais, em um Rádio-Relógio grandão. O tempo passou e o bichinho da comunicação foi me mordendo e há quinze anos, me tornei Radialista. Hoje, além de escrever aqui no ‘Antenada’, trabalho como redatora do jornal diário de uma Rádio Web. Confesso, sou jornalista de bastidor, mas prefiro ser jornalista de microfone, pois amo falar.

                 Também tive e tenho uma linda relação de amizade com comunicadores que eu curtia e curto, pois alguns já deixaram o Rádio, para se dedicar a outras profissões. O Rádio presta serviço, diverte, anima, emociona, aproxima e acompanha, principalmente em momentos de doença ou convalescença de alguma cirurgia, enfim, o Rádio, também acompanha os PCD’s, que tem dificuldade de  locomoção e visão, fazendo com que estes, me incluindo também, tenham pegado o gosto por quererem estudarem jornalismo na Faculdade e trabalhar ao lado de seus comunicadores do coração, em várias áreas, como notícia (hard news/breaking news), esporte , comportamento e entretenimento, ou então, em Rádios mais populares, com aquele jornalismo pingando sangue , o chamado jornalismo investigativo.

                 O importante nisso tudo, é que o Rádio é e sempre será , a paixão que nos move, que nos agita, anima e estimula, vamos continuar celebrando o Rádio e tudo que ele tem a nos oferecer em termos de produção de conteúdo. Viva o Rádio!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com 

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: