FUTEBOL:
SELVAGERIA ORGANIZADA
Janaina Sá Brito
Hoje, minha coluna destaca a barbárie ocorrida no último Sábado, contra o ônibus da delegação do Grêmio em Porto Alegre, provocada por torcedores do Inter, culminando no adiamento do Gre-Nal 435 pelo campeonato Gaúcho. Penso que foi uma atitude extremamente violenta e nada civilizada, uma atitude que nos fez voltar a idade da pedra, em que os homens das cavernas, utilizavam tacapes para brigar e se defender. Isso não foi nada bom, foi uma selvageria organizada, ou seja, membros da torcida organizada do Inter, agrediram sem necessidade nenhuma o adversário. O pior de tudo, é que o presidente do Inter Alessandro Barcelos, culpou a imprensa pelo acontecido, só que ele se esqueceu que somos governados por um presidente ignorante, um capitão expulso do exército, que incentiva a população Brasileira a sair armada nas Ruas, incitando a violência. Além disso, as redes sociais são cercadas de haters, os valentões de teclado que acham que são as últimas bolachas do pacote e que podem tudo.
Além da emboscada armada para a delegação do Grêmio, não podemos esquecer que dois dias antes, ocorreu o mesmo contra o ônibus do Bahia, onde uma explosão quase deixou o jogador Danilo Fernandes cego. Também ocorreram atitudes racistas nos jogos do Paraná e no clássico Ca-Ju, em Caxias Do Sul. Aonde vamos parar? O que vamos fazer? Banir as torcidas organizadas dos estádios? Será que uma torcida única não pioraria a situação? Será que os times de futebol sabem eleger bons gestores? O mundo da bola está cada vez mais violento e isso desmotiva os torcedores a irem aos estádios para se divertirem e torcerem pelos seus times do coração, de forma pacífica.
É uma situação delicadíssima, que escapa do controle, sem sequer obter uma legislação mais rígida, que acabe definitivamente com essa selvageria. É muito complicado entender e esse tema, é muito polêmico, pois todos os comentaristas de futebol e torcedores, tem opiniões controversas, mas o que podemos fazer no momento, é tentar acreditar que a justiça será feita no futebol, mesmo com a cartolagem rolando, mas uma coisa é realmente certa, a paixão pelo futebol, já virou obsessão.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com