TV:
OS CINQUENTA ANOS DO JORNAL DO ALMOÇO
Janaina Sá Brito
No último Domingo, dia 6 de Março, o Jornal do Almoço completou cinquenta anos no ar. O JA, foi o primeiro telejornal local transmitido no horário do meio dia, pela TV Gaúcha, atual RBS TV, afiliada da Rede Globo no RS. Em 1979, passou a ser transmitido pela RBS TV Santa Catarina, hoje NSC, para Florianópolis e todo o Estado. Foi um telejornal local pioneiro, que trazia esportes, variedades, política e prestação de serviços, mesclando uma bancada de comentaristas e apresentadores, que fizeram toda a diferença na TV Gaúcha. Entre os nomes mais conhecidos, estão Tânia Carvalho, Paulo Sant’Anna, o atual senador Lasier Martins, Celestino Valenzuela, Lauro Quadros, Cristina Ranzolin, Maria Do Carmo e Pedrinho Sirotsky.
O JA, faz parte do cotidiano dos Gaúchos, que gostam de assistir a um bom noticiário enquanto almoçam, para poder discutir sobre os assuntos mais relevantes em família, criando uma relação de amizade com os apresentadores. O JA fez parte da infância desta que vos escreve , guardando boas lembranças, como os quadros Transa Som, onde Pedrinho Sirotsky apresentava os últimos lançamentos de todos os artistas do Pop, Rock e MPB, uma espécie de pré-MTV e Variedades, apresentado por Maria Do Carmo, falando sobre beleza e comportamento.
No último Sábado, o JA apresentou um especial com toda a trajetória do telejornal nestes cinquenta anos de existência e durante todo o mês de Março, vai apresentar reportagens especiais com as figuras marcantes da atração. Então, desejo vida longa ao JA, que chegue aos cem anos com vigor, agilidade e muita informação. Parabéns JA!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com