DIA DO JORNALISTA:
OS DESAFIOS DE SER JORNALISTA EM TEMPOS DE FAKE NEWS
Janaina Sá Brito
Ontem, dia 7 de Abril, comemorou-se o dia do jornalista. Este ano, a comemoração foi atípica, pois estamos vivendo na época da desinformação e da polarização, ainda mais em um ano em que as eleições presidenciais, estão cheias de dúvidas sobre primeira, segunda e terceira via, quem sabe até quarta via, não se sabe ao certo. Então, nós jornalistas, estamos cada vez mais privados de exercermos nossa profissão, apurando fatos e desmentindo boatos, as chamadas fake news.
Infelizmente, o tribunal da internet está cada vez mais enlouquecido e os perfis dos jornalistas nas redes sociais, recebem ofensas diárias dos haters, que enlouquecem calmamente. Até o projeto das fake news, não foi aprovado na Câmara nesta Quarta-Feira. É tudo muito triste e assustador. O pior de tudo, é ver o nosso atual presidente da República, nos xingando e nos culpando por falar mal dele , muitos Bolsonaristas, preferem acreditar em teorias conspiratórias compartilhadas em grupos de
whatsapp ao se informar através de jornais, revistas e emissoras de Rádio e TV confiáveis.
Mesmo assim, nós jornalistas, vamos continuar fazendo nosso trabalho de checagem de fatos, para levar ao público, a melhor e mais completa informação possível, com imparcialidade, bom senso, inteligência e dedicação. Afinal, o jornalismo é uma cachaça, uma total e pura adrenalina e muito sangue nos olhos. Vamos continuar fazendo nosso trabalho com muito afinco e informando sobre o que todos precisam saber, não só na política , como em outras editorias. Viva o jornalismo consciente e bem feito!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com