FILMES:
O BARATO DE IACANGA: UM SÍMBOLO DA CONTRA CULTURA NO BRASIL
Janaina Sá Brito
Hoje, quero dar uma dica muito legal de documentário, para quem vai folgar no feriado prolongado de Tiradentes e é super fã de música, é o documentário ‘O Barato de Iacanga’, dirigido por Thiago Mattar. O documentário é de 2019, mas saiu recentemente em DVD e está disponível na Netflix desde o dia 17 de Março deste ano.
‘O Barato de Iacanga’, fala sobre o Festival de Águas Claras, no interior de São Paulo, lendário festival ao ar livre de música Brasileira, realizado nas décadas de 1970 e 1980, que ficou conhecido como o Woodstock do Brasil e virou um símbolo da contra cultura no Brasil. O documentário, mostra depoimentos dos curadores e dos artistas que participaram do festival, unindo entrevistas e imagens de arquivo.
É um documentário excelente, que mostra a efervescência da MPB, em um contexto histórico e político turbulento, mas que revolucionou a cidade de Iacanga, no interior Paulista. Recomendo muito esse documentário, é um dos melhores em minha opinião. Vale muito a pena conferir! Divirtam-se!
O QUE? FILME: O Barato de Iacanga. GÊNERO: Documentário, Música. DIREÇÃO: Thiago Mattar. ROTEIRO: Thiago Mattar. DURAÇÃO: 1 h e 30 min. ANO: 2019.
ONDE? Em DVD e disponível na Netflix.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com