FALA PCD!

FALA PCD!

ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Janaina Sá Brito

                 Nesta Quarta-Feira, dia 08 de Junho, assisti a uma matéria no jornal local Band Cidade, pela BandRS, onde a prefeitura de Gravataí comemora o investimento de R$ 400 mil Reais no óculos para leitura de feficientes visuais Orcan My Eye, para alunos com deficiência visual da Rede Municipal de ensino. Segundo a secretaria da Educação de Gravataí, com o investimento, ficará mais barato o óculos que reconhece até duzentas faces, lê livros, placas e cédulas de dinheiro. Esta que vos escreve, em 2019, fez uma coluna para o site de tecnologia Baguete, sobre o Orcan My Eye.

                 Em Porto Alegre, a clínica de oftalmologia Lavinski, vende o óculos por R$ 19 mil Reais, mas em Israel, onde ele é fabricado, o custo original é de 17 mil Shekels(moeda Israelense) e para comprá-lo, os deficientes visuais de Israel, precisam enfrentar uma fila igual a de transplantes, sem sequer saber se serão selecionados para adquiri-lo. Esta iniciativa, faz com que esse óculos se torne mais barato e popular, para os deficientes visuais de todo o RS e quem sabe, de todo o Brasil. A iniciativa desse investimento, foi de uma funcionária pública da prefeitura de Gravataí, que é deficiente visual desde os dois anos e é formada em ciências jurídicas. Segundo ela, é garantido pelo Estatuto  dos deficientes que todos os PCD’s com deficiência visual, precisam ter material gratuito para auxiliá-los na aprendizagem da Escola, desde o ensino básico até a Universidade, ou seja, todos os dispositivos eletrônicos tem que ser distribuídos para toda a Rede pública do Município e também do Estado.

                 Essa iniciativa, aquece o coração de todos os deficientes visuais, que querem ter um aprendizado normal, mesmo com as suas limitações, na educação, ou seja, com toda a dignidade e igualdade de direitos. Espero que essa iniciativa se aplique a todas as políticas públicas educacionais Brasileiras e fique para sempre na lista de prioridades, pois a acessibilidade é um direito do cidadão com todos os tipos de deficiência.

FONTE: Jornal Band Cidade. Data: 08/06/2022. Band RS.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para : janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: