ESPORTE:

FUTEBOL:

OS VINTE ANOS DO PENTA

Janaina Sá Brito

                 Ontem, dia 30 de Junho de 2022, completaram-se vinte anos da conquista do penta pelo Brasil, na copa do mundo do Japão. Foi um momento inesquecível e a principal pergunta que foi feita em todos os veículos de comunicação era a seguinte: Onde você estava no dia em que o Brasil ganhou o penta? Posso responder essa pergunta com propriedade, pois nessa época, estava encerrando o primeiro semestre da faculdade de Letras na PUC de São Paulo e estava com 28 anos, aproveitando loucamente a minha juventude . Lembro que em razão do fuso horário, só pude acompanhar alguns jogos da seleção Brasileira pela manhã, pois tinha que dormir para ir para a aula no dia seguinte e não podia me dar ao luxo de ficar acordada de madrugada só para isso.

                 Lembro, que na véspera da final da copa, entre Brasil x Alemanha, fui com um casal de amigos meus, assistir ao show dos Titãs, uma das minhas bandas preferidas, já sem o saudoso Marcelo Frommer. Foi o show da turnê do disco A melhor banda de todos os tempos da última semana, no Olympia, em São Paulo. O show foi maravilhoso e acabei dormindo pouco, pois ia acordar cedo, para assistir com a família, a final da copa. Então, no dia seguinte, minha saudosa avó paterna Ayeda Silva Sá Brito, preparou um super café da manhã, coisa que ela mais gostava de fazer e fomos todos para a frente da TV, assistir ao jogo. Quando achávamos que não seríamos mais campeões , Ronaldo me faz dois gols e salva a pátria! Lembro da imagem do Cafu, vestindo uma camiseta escrita ‘100% Jardim Irene’, nome de seu Bairro de origem, em São Paulo. Foi uma grande festa, lembro que o dia estava lindo, com sol e céu azul e lembro também, que eu, minha irmã e sua amiga, que estava hospedada em minha casa, fomos dar um rolê de carro, para ver a comemoração do penta pelas Ruas dos Bairros Pompéia e Vila Madalena, todo mundo estava com as bandeiras do Brasil hasteadas, os bares cheios, a galera vibrando, foi lindo!

                 Lembro que no dia seguinte, embarquei para Porto Alegre, para passar minhas férias  da faculdade com minha mãe  e ao chegar em casa, vi na TV, os jogadores desembarcando na explanada dos ministérios em Brasília, onde Vampeta deu a clássica cambalhota na rampa, em comemoração ao penta. Lembro também, que os temas do penta foram as músicas: A Festa, de Ivete Sangalo e Deixa A Vida Me Levar, de Zeca Pagodinho, que havia sido recém lançada e estava estourando nas paradas de sucesso da época. Também lembro, que a comunidade onde Ronaldinho Gaúcho nasceu , em Porto Alegre, fez uma festa para ele, mas este não foi prestigiar o evento, sendo chamado de mal educado e esnobe .

                 Enfim, o futebol nunca mais foi o mesmo, mas foi um alívio essa conquista da copa de 2002, quatro anos após a trágica final da copa da França, onde o mesmo Ronaldo, passou mal em campo e estragou tudo, tirando a nossa esperança. Então, espero que vinte anos depois, mesmo com o fracasso do futebol de hoje, possamos faturar o hexa, na atípica copa do mundo do Catar, dando o primeiro título ao técnico Tite, aumentando ainda mais o seu currículo profissional. Que venha o hexa!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: