LIVROS:
AMPLIANDO A LINGUAGEM DE PORTO ALEGRE
Janaina Sá Brito
Quem é Porto-alegrense, mesmo que como eu, seja de coração, sempre se habituou a ouvir as expressões clássicas de nossa capital e com certeza, leu a primeira edição do Dicionário de Porto-alegrês, escrita pelo professor de Português e Literatura Luiz Augusto Fischer, lançada em 1999. Agora, 23 anos depois, Fischer lançou a edição revista e ampliada deste Dicionário, com o objetivo de comemorar os 250 anos de Porto Alegre. Se a primeira edição já era legal, a nova edição é mais legal ainda e Fischer, juntou as gírias e expressões antigas com as novas, para que os Porto-alegrenses e os Brasileiros oriundos de outros Estados, possam ampliar seus conhecimentos sobre o nosso dialeto característico.
O novo Dicionário de Porto-alegrês, é um livro etimológico-antropológico, que explica com o bom humor e a verve de sempre de Luiz Augusto Fischer, o significado de clássicas expressões como Vou Ir e Capaz. É um livro divertidíssimo, que a gente lê sem ver o tempo passar, recomendo muitíssimo e garanto! Vale muito a pena conferir. Luiz Augusto Fischer é professor de Português e Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) há 38 anos e durante muito tempo, anotou em papéis e guardanapos de bares e restaurantes, todas as expressões mais utilizadas em Porto Alegre, durante conversas informais. Esta que vos escreve, leu a primeira edição logo após o seu lançamento e acabou de ler a nova edição, dando muita risada. Confiram!
O QUE? LIVRO: Dicionário de Porto-alegrês-edição revista e ampliada. Gênero: Idiomas e referência, Dicionário. Editora: L & PM. Ano: 2022. Páginas: 340.
QUANTO? R$ 64.90 em média.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com