ESPORTE:

FUTEBOL:

OS QUARENTA ANOS DA COPA DO MUNDO DA ESPANHA

Janaina Sá Brito

                 No dia 13 de Junho deste ano, completaram-se quarenta anos do início da copa do mundo FIFA da Espanha, esta que vos escreve, lembra-se direitinho dessa copa. Na época, eu tinha oito anos e foi a primeira copa do mundo que eu assisti e tive minha primeira lembrança futebolística, pois na copa de 74, eu tinha dois meses e na copa de 78, quatro anos, tendo uma vaga lembrança de um jogo do Brasil, mas só uma vaga lembrança, nem sei com quem a nossa seleção estava jogando. Voltando para a copa de 82, foi um evento muito marcante para mim, pois pude ver uma das melhores seleções Brasileiras de todos os tempos, comandada pelo saudoso técnico Telê Santana. Essa seleção foi marcada por Zico, Sócrates, o eterno colorado Falcão, Toninho Cerezzo, Éder , Waldir Peres, Júnior e Paulo Isidoro.

                 Lembro também, da música ‘Voa canarinho voa’, cantada por Júnior e que dava um banho de esperança nos torcedores, que aguardavam o tétra. Também me lembro, de ir com meu pai à uma banca de jornal e comprar um lindo adesivo cromado do Naranjito (Laranjito), que era o mascote da copa. Também lembro que minha avó paterna, morava quase em frente à um posto Atlantic , onde eu peguei uma tabelinha da copa, para acompanhar os jogos e colar as bandeirinhas nos quadrinhos dos resultados das partidas. Foi um momento especial em minha infância.

                 Lembro também, de estar na casa dessa minha avó que acabei de citar, com toda a família, assistindo ao fatídico jogo Brasil x Itália, onde Paolo Rossi quebrou nossas esperanças, derrotando o Brasil e adiando o sonho do tétra para ser realizado doze anos depois, na copa dos Estados Unidos, em Julho de 94. Depois disso, vieram as copas de 86, 90, 94,98, 2002 e tantas mais em meus 48 anos de vida, mas a de 82, foi uma das mais bacanas, junto com a de 94, em minha modesta opinião. Agora, estou esperando a copa do mundo do Catar, que será atípica, por começar em Novembro, mas que pode nos surpreender, já que é a última vez que Tite treinará a nossa seleção. Então, vamos renovar nossas esperanças e torcer pelo penta! Afinal, todo mundo tenta, mas só o Brasil pode ser penta!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: