NOVELAS:
OS QUARENTA ANOS DE ‘SOL DE VERÃO’
Janaina Sá Brito
Ontem, um dos maiores clássicos do horário nobre das 20 Hs da Rede Globo, completou quarenta anos, a novela ‘Sol De Verão’, de Manoel Carlos, com direção de Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes. A novela, que estreou no dia 11 de Outubro de 1982, teria 155 capítulos e terminaria no final de Abril de 1983, sendo substituída por “Louco Amor’, mas teve seu término antecipado para o dia 19 de Março, em razão da morte repentina de Jardel Filho, em 20 de Fevereiro de 1983, durante as gravações da novela.
‘Sol De Verão’, contava a história de Rachel (Irene Ravache), que após o fim de seu casamento com Virgílio (Cecil Thiré), muda-se com a filha Clara (Débora Bloch) para o Rio De Janeiro, passando a morar com sua mãe Laura (Beatriz Segal), no Bairro do Flamengo. Chegando lá, Rachel se envolve com Heitor (Jardel Filho), um mecânico boêmio e bonachão, que nunca quis saber de compromisso sério. A novela também mostrava, a história do surdo-mudo Abel (Tony Ramos), que chega ao Rio para procurar sua mãe Sofia (Yara Amaral ) e acaba arrumando emprego na oficina de Heitor.
Manoel Carlos, revelou em uma de suas entrevistas, que ‘Sol De Verão’, é uma das suas novelas preferidas. Esta que vos escreve, adorava esse clássico e lembra direitinho do dia da morte de Jardel Filho. Após o término antecipado de ‘Sol De Verão’, a Rede Globo, teve que exibir uma versão compacta em dezoito capítulos, da novela ‘O Casarão’ (1976), de 21 de Março a 9 de Abril de 1983, já que ‘Louco Amor’, ainda não estava pronta. A trilha sonora de ‘Sol De Verão’, é maravilhosa, tanto a Nacional quanto a Internacional. Os destaques, vão para os hits ‘Você Não Soube Me Amar’, da Blitz e ‘Muito Estranho’, de Dalto, que estouraram nas Rádios no verão de 83 e até hoje seguem lembrados.
Gostaria muito que o Canal Viva ou o Globo Play reprisasse esse clássico, pois é e sempre será, um dos meus preferidos da teledramaturgia.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com