DISCOS:
OS VINTE ANOS DE ‘BY THE WAY’
Janaina Sá Brito
No dia 9 de Julho deste ano, um dos melhores discos do Red Hot Chili Pepers fez vinte anos, o ‘By The Way’. Foi o oitavo disco da banda e um , em minha opinião, dos melhores! Em 12 de Outubro de 2002, tive o grande prazer de assistir ao show da ‘By The Way’ Tour, em São Paulo, no estádio do Pacaembu. Foi um dos melhores shows da minha vida e fiquei extremamente impressionada com o pique e as performances de Anthony Kiedis e John Fruciante. A banda, estava em um momento maduro e as canções do disco, eram melódicas e falavam de amor e de drogas, onde Anthony Kiedis desabafa, contando o mal que elas causam. As canções românticas do disco, foram influenciadas pelo amor e pela namorada de Anthony Kieds, dando um tom alegre, bonito e feliz às faixas.
As músicas de ‘By The Way’ que emplacaram nas paradas de sucesso foram: ‘By The Way’ (faixa título do disco), ‘The Zephyr Song’, ‘Can’t Stop’, ‘Dosed’ e ‘Universally Speaking’, casualmente, minhas canções preferidas do disco. O mais bacana de ‘By The Way’, é que o guitarrista John Fruciante, assim como no disco anterior, ‘Californication’ (1999), fez várias performances vocais em todas as músicas do disco e isso deu um tom mais bacana ainda às canções. O disco foi produzido por Rick Rubin e Michael Beinhour, este somente a faixa 12.
‘By The Way’, vendeu na primeira semana, mais de um milhão de cópias no mundo inteiro, ficando em segundo lugar na parada da revista Bilboard. Então, recomendo a todos que como eu, ainda tem esse disco em casa, ouça-o novamente e quem ainda não o conhece, por ser da geração mais nova, vá até as plataformas digitais e conheça-o, pois é um disco, sem dúvida, primoroso! Fica a dica!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com