MÚSICA:
OS OITENTA ANOS DE PAULINHO DA VIOLA
Janaina Sá Brito
Hoje, mais um grande ícone da música completa oitenta anos, o grande mestre do samba Paulinho da Viola. Paulo César Batista De Faria ou simplesmente, Paulinho da Viola, nasceu no dia 12 de Novembro de 1942 no Rio De Janeiro e como todo o bom Carioca da gema, sempre apreciou o samba e sua maior paixão, é até hoje, a Portela.
Paulinho, em seus 57 anos de carreira, sempre reverenciou a Portela em seus clássicos, como o grande hit, “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”. Minha infância foi marcada por grandes sambas de Paulinho como “Coração Leviano”, Pecado Capital” e “Guardar As Panelas”. Paulinho, sempre procurou inovar no samba e fazer novas parcerias, com grandes artistas, o cantor, fez shows recentemente com Marisa Monte, que em seu terceiro disco “Cor De Rosa E Carvão” (1994), regravou o clássico”Dança Da Solidão” e em 1999, gravou um disco com Toquinho.
Em minha opinião, um dos discos mais bacanas de Paulinho é “Bebadosamba” (1996). Se tem alguma música de Paulinho que é de minha preferência, acho que não tem uma só, mas sim, várias, não dá para escolher uma só. Então, só devo aqui, homenagear o mestre Paulinho da Viola, desejando que ele viva por muitos e muitos anos, sempre fazendo shows e compondo músicas novas. Inclusive, Paulinho deu uma entrevista para o Jornal Nacional de ontem, durante o ensaio de seu novo show, comemorativo aos seus oitenta anos, onde cantará clássicos e lançará uma música nova. Ainda quero assistir a um show seu nessa vida, tomara que isso ainda seja possível. Então, recomendo a todos que ouçam a obra completa de Paulinho da Viola, para sentir a vibração maravilhosa de seus sambas. Salve mestre Paulinho!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com