ESPORTE:
A DESPEDIDA DE GALVÃO BUENO
Janaina Sá Brito
Ontem, ao final da copa do mundo do Catar, o narrador Galvão Bueno, fez sua despedida da Rede Globo , após 40 anos na emissora e após 45 anos de carreira, como narrador esportivo. Galvão, está com setenta anos e fez o Brasil todo se emocionar com grandes narrações como a do tétra da copa de 94, quando demonstrou toda a sua emoção gritando “Acaboooou!Acaboooou! É téééétraaaa! É téééétraaaa! Também no penta do Brasil oito anos depois, nas vitórias de Ayrton Senna na fórmula 1 e no triste acidente que matou o piloto, em primeiro de Maio de 94, causando grande comoção no Brasil e no mundo. Galvão, também emocionou aos Brasileiros nas finais de campeonatos Nacionais e copas do Brasil, fazendo com que todos os torcedores vibrassem com a vitória dos seus times.
Além de colecionar grandes narrações, Galvão também criou bordões históricos como “Vai que é tua Tafarel!”, “Ayrrrrton Senna do Brasil!”, “Olha o Gol! Olha o Gol! Olha o gol!”, “Haaaaja coração!” e “Pode isso Arnaldo?” Sua parceria com o ex-juiz Arnaldo César Coelho, durante as transmissões futebolísticas, era especial, os dois tinham uma grande química, que agradava aos telespectadores. Muitos o criticavam, alguns até diziam que Galvão era mal educado, mas mesmo assim, ele fez sua história na narração esportiva, assim como o lendário Sílvio Luiz e o saudoso Luciano Do Vale. Em minha opinião, acho que o Everaldo Marques, que conquistou todo o Brasil com seu jeito irreverente e divertido usando o bordão “Você é ridículo!”, deveria substituir Galvão Bueno, como já o fez algumas vezes, nas narrações da fórmula 1, na Globo. Também gosto muito do trabalho do Luiz Roberto, mas acho que Everaldo, ou Evê, como é conhecido, deveria ser o novo Galvão Bueno.
Agora, só nos resta lembrar com muito carinho da história e da trajetória do Galvão, repetindo seus inesquecíveis bordões, em rodas de amigos. A Globo Play, está preparando um documentário sobre a vida e a trajetória profissional de Galvão Bueno, que tem estréia prevista para Março, na plataforma de streaming. Então, estou aguardando ansiosamente esse documentário, para sentir novamente a vibe do Galvão. Agora, só me resta dizer, obrigada Galvão! Tu fizeste parte da minha vida, desde a infância, até a maturidade. Tchau Galvão!
Sugestões de pauta, comentário, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com