RETROSPECTIVA 2022:

RETROSPECTIVA 2022:

O ANO DAS PERDAS, DESGRAÇAS E ESPERANÇAS

Janaina Sá Brito

                 Enfim, 2022 está acabando e foi um ano turbulento, cheio de perdas, desgraças e esperanças. No início do ano, houve a tragédia de Petrópolis e as chuvas que alagaram os Estados da Bahia e de Minas Gerais. A variante Omicron, da COVID-19, causou mais contaminações em pleno verão Brasileiro, fazendo com que todos andassem devagar, pisando no freio, para evitar o caos. A quarta dose das vacinas da Covid, foi aplicada, segundo orientações do ministério da Saúde e enfim, no meio do ano, a pandemia deu uma arrefecida, fazendo com que o uso de máscaras fosse liberado. Na Política, o presidente Jair Bolsonaro, continuou promovendo desgraças e fake news sobre as vacinas da Covid, associando estas ao vírus do HIV. Além disso, o nosso presidente otário, que não fez nada pelo país, destruiu a segurança, a educação e a saúde e ainda planejou um pacote de bondades, para atrair eleitores, como o novo auxílio Brasil de R600.00 Reais para a população e também, os auxílios aos caminhoneiros e taxistas, que foram pagos em Agosto deste ano. Além desses auxílios, após sucessivos aumentos dos combustíveis, Bolsonaro isentou todos os tributos nos preços dos combustíveis até o fim deste ano, aliviando o bolso da população. Tudo isso não adiantou nada, pois Lula ganhou as eleições presidenciais e com sede de vingança, os manifestantes Bolsonaristas acamparam em frente aos quartéis, pedindo intervenção militar já.

                 Na cultura, podemos citar os oitenta anos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento e a despedida de Milton dos palcos. Também podemos citar o show comemorativo de quarenta anos do Rock Brasil no circo voador, no Rio de Janeiro, com shows dos grandes artistas e bandas que fizeram a cabeça da galera nos anos oitenta como Blitz e Biquini Cavadão, a Diva Rita Lee, que se curou do câncer no pulmão, para a alegria dos fãs, incluindo esta que vos escreve e também, na televisão, podemos citar o grande sucesso do remake de Pantanal e a explosão de séries e documentários nas principais plataformas de streaming do Brasil. Ainda na música, podemos citar o vexame do veterano Billy Idol, no Rock In Rio 2022 e os 75 anos da grande Diva do samba, Alcione, a marrom.

                 No esporte, podemos citar mais vitórias de Rebeca Andrade, na ginástica e Raísssa Leal, no skate. No futebol, podemos citar o Palmeiras campeão Brasileiro e o Flamengo, tricampeão da libertadores e campeão da copa do Brasil. A atípica copa do mundo do Catar, que aconteceu entre Novembro e Dezembro e trouxe a decepção da eliminação da seleção Brasileira e a alegria da seleção Argentina, que fechou as participações de Lionel Messi em copas do mundo, levando a taça de tricampeã mundial, após 36 anos.

                 Por último, vamos citar as grandes perdas que marcaram o ano de 2022, entre elas, a de meu pai, Wilson Silva Sá Brito, que partiu em 11 de Outubro, aos 76 anos, após uma luta de mais de vinte anos contra uma distrofia muscular de Steiner, de minha grande amiga de juventude Simone Amorim Butler, que partiu aos 46 anos, após lutar há mais de um ano contra um câncer de mama e também, as tristes perdas de Cláudia Jimenez, Elza Soares, Jô Soares, Ruy Mauriti, Maria Lúcia Dall, Erasmo Carlos, Luiz Galvão, Roberto Guilherme, Rolando Boldrin, o jornalista Gaúcho Daví Coimbra, o vocalista do Nazareth, Dan MCcafferty, o baterista do Foo Fighters Taylor Halkins, Gal Costa, Viviane Estwood, o ator Pedro Paulo Rangel, o   Rei Pelé e o Papa emérito Bento XVI, entre outras.

                 Por último, vamos falar sobre uma das maiores tragédias mundiais do ano, a invasão Russa à Ulcrânia, iniciada em fevereiro. Enfim, muitas coisas para falar, mas agora, vamos encerrar esta coluna, desejando a todos os leitores do Antenada, um feliz 2023, com muita paz, luz, saúde, esperança e dias melhores para sempre, como diria Jota Quest. Feliz Ano Novo!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: