JUSTIÇA:
OS DEZ ANOS DO INCÊNDIO DA BOATE KISS
Janaina Sá Brito
Hoje, dia 27 de Janeiro, há exatamente dez anos, esta que vos escreve, acordou de manhã cedo, ligou o Rádio como de costume e ouviu a manchete do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. A data foi marcante, pois lembro que na época, eu estava com hóspedes em casa, ia acontecer um almoço entre amigos naquele Domingo e ao ligar a TV, todos os canais davam informações em tempo real sobre o incêndio da Kiss e no dia seguinte, todas as emissoras de Rádio locais e Nacionais, estavam em Santa Maria, fazendo uma intensa cobertura da tragédia.
Esta que vos escreve, já foi Universitária e sabe da alegria que é para um jovem, ver seu nome na lista dos aprovados do vestibular e por essa razão, os bichos querem comemorar com seus amigos, esta grande conquista, que faz parte da vida de todos os jovens que saem do ensino médio, a entrada na faculdade, pois essa é a passagem para a vida profissional, que traz grandes lembranças, conquistas e histórias, que ficam na cabeça dessas pessoas para sempre.
Imaginem 242 jovens, que estavam vivendo esse momento tão especial, comemorando com todos aqueles que os cercavam e que tiveram suas vidas interrompidas após essa tragédia? Imaginem a dor constante dessas famílias que não mais verão seus filhos e que tiveram suas feridas com cicatrizes internas expostas até hoje, tentando retomar a vida?
Imaginem também, aqueles jovens que sobreviveram, mas que até hoje, carregam grandes traumas daquela tragédia? Isso não tem preço! Infelizmente, a justiça deu as costas para esse caso, anulando o julgamento de Dezembro de 2021, soltando os quatro réus , alegando nulidades no processo. Isso tudo, é uma sucessão de fatores que envolvem o Estado do RS e a justiça, fazendo com que todos nós, fiquemos desiludidos, sabendo que esse caso, pode ficar para trás e um novo julgamento não acontecer, afinal, ainda não há data marcada para que ele aconteça.
O que posso dizer, é que tudo isso dói profundamente e nos faz entender que a justiça é leniente e que a vida é um sopro. Neste final de semana, pretendo assistir a série ‘Todo Dia A Mesma Noite’, na Netfliz e na semana que vem, falarei sobre ela, em minha coluna. Então, só posso encerrar esta coluna, pedindo a Deus, que proteja e conforte o coração de todas essas famílias e que estas, sigam correndo atrás de um só objetivo, justiça!
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com