DOCUMENTÁRIOS:
AS CAIXAS PRETAS DA JUSTIÇA GAÚCHA
Janaina Sá Brito
Encerrando a pauta dos dez anos do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, quero indicar aqui, o documentário ‘Boate Kiss: A Tragédia De Santa Maria’, produzido pelo repórter da Rede Globo Marcelo Canelas, em parceria com a Globo Play e o coletivo digital Ovo, de Santa Maria. Marcelo Canelas, que é Santamariense de origem, começa o primeiro episódio, falando sobre a origem de Santa Maria e mostrando o campus da UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), onde se formou em jornalismo e onde anteriormente, cursou um ano de agronomia. Canelas, mergulha na história da inauguração da Boate Kiss, passando pela reforma , até chegar no incêndio que matou 242 pessoas, em 27 de Janeiro de 2013.
O documentário, apresenta depoimentos das famílias das vítimas da tragédia e dos jovens que sobreviveram e tiveram sequelas permanentes. Por último, Canelas mergulha na investigação do caso, até o julgamento e a anulação do júri, ocorrida em Agosto de 2022, por nulidades nas condenações. O cdocumentário tem cinco episódios e é elucidativo, abrindo as caixas pretas da justiça Gaúcha, mostrando erros e inconsistências nas condenações, por parte do Ministério Público do RS.
‘Boate Kiss: A Tragédia De Santa Maria’, é um grande registro do jornalismo investigativo, feito com muita propriedade e afinco, inclusive, merece ser utilizado como material de pesquisa, para TCC’s de jornalismo e de direito, para os novos Universitários em formação, no futuro. Em comparação com a série da Netflix, podemos dizer que esse documentário e muito mais verdadeiro e original, sem deixar escapar nenhum fato. Vale muito a pena conferir!
O QUE? SÉRIE: Boate Kiss: A Tragédia De Santa Maria. gênero: Documentário, Jornalismo, Investigação. DIREÇÃO: Marcelo Canelas. APRESENTAÇÃO E REPORTAGEM: Marcelo Canelas. TEMPORADA: 1. EPISÓDIOS: 5. ANO: 2023.
ONDE? Globo Play.
Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com