COMPORTAMENTO:

COMPORTAMENTO:

AMERICANAS X LIVRARIA CULTURA: MEMÓRIA AFETIVA PARTE 1

Janaina Sá Brito

Nesta coluna de comportamento, farei uma exploração em duas partes, de um tema que está mexendo com a memória afetiva de muita gente, inclusive com a memória desta que vos escreve, a falência das Lojas Americanas, da Livraria Cultura e da Pan. Hoje, falarei sobre as Americanas e a Livraria Cultura, primeiramente.

                 A falência dessas duas empresas tão importantes, mexem com nossa memória afetiva, pois nos faz lembrar de momentos importantes da nossa vida. Lembro, que quando eu era criança, ia com minhas avós no centro de Porto Alegre, passear, curtir um cinema e fazer compras nas Lojas Americanas, da Rua Andrade Neves. Lembro, que ao final das compras, fazíamos uma parada obrigatória na lanchonete das Americanas, para saborearmos um delicioso sorvete e um misto quente. Comprávamos discos, bijuterias e muitas outras coisas que gostávamos. Vinte anos mais tarde, as Americanas foram para os shoppings e lembro de ir sempre com minha mãe, nas Americanas do Moinhos Shopping, em Porto Alegre, fazer compras no saldão de CD’s. Era maravilhoso!

                 Agora, vou falar aqui, da relação com a Livraria Cultura, que também é uma empresa que mexe com minha memória afetiva, assim como a de muitos leitores do Antenada. Lembro, que em 2004,estava no terceiro ano da faculdade de Letras e precisava comprar os romances indicados pelo professor de Literatura Brasileira, para ler durante o semestre e uma colega minha, me indicou a Livraria Cultura, para comprar os livros, com descontos especiais. Nessa época, eu morava em São Paulo e um ano antes, em 2003, uma filial da Livraria Cultura, abriu aqui em Porto Alegre, no Bourbon Shopping Country e minha mãe, era cliente e me disse para irmos lá, quando eu viesse para as férias de verão, bem antes de eu iniciar o quarto semestre da faculdade. Lembro, que fomos lá e eu adorei o ambiente, comprei até um livro do Manuel Bandeira que eu gostava muito, chamado ‘Libertinagem & Estrela Da Manhã’. Quando voltei para São Paulo e recebi a indicação de minha colega, passei a fazer compras lá, durante todos os três semestres restantes da faculdade, até me formar e voltar para Porto Alegre, definitivamente, no final de 2005.

Desde então, passei a comprar todos os meus livros, CD’s e DVD’s na Livraria Cultura e sempre ganhava de presente de aniversário dos amigos, um cartão presente que ia trocar com prazer, escolhendo o produto que eu queria e saindo feliz da vida da loja. Nos últimos quatro anos, notei que o atendimento da Livraria Cultura não era mais o mesmo e que muitos produtos que eu queria, não tinham na loja e isso fez com que eu desconfiasse que se iniciava uma crônica de uma morte anunciada.

                 Então, essa morte se anunciou na semana passada, quando a Livraria Cultura, decretou falência, após não ter conseguido pagar suas dívidas, após ter entrado em recuperação judicial, em 2018. Isso significa, não só uma mudança na forma de compras, migrando das lojas físicas para o comércio virtual ou e-comerce, mas também, como o fim de prazeres que me faziam muito feliz, como entrar em uma grande loja de um grande shopping, e encontrar todos os produtos que eu queria comprar, sempre que eu tivesse vontade. Essas boas lembranças que mexem com nossa memória afetiva, nos trazem boas sensações, sensações de que fomos privilegiados por vivermos momentos tão importantes e especiais de nossa vida, sempre acompanhados por nossos familiares, parentes e amigos, enfim, todos aqueles que gostamos e que fizeram e fazem parte de nossa vida até hoje.

                 Tudo isso, é para dizer que estamos vivos, somos seres humanos, cheios de sentimentos , lembranças e vontades, isso é prova de que sabemos realmente viver e viver bem conosco e com quem gostamos. Adeus LA e LC! Obrigada por tantos bons momentos que me proporcionaram!

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: