MÚSICA:

MÚSICA:

UM RAIMUNDO SE FOI

Janaina Sá Brito

                 Na última Segunda-Feira, o Rock dos anos noventa perdeu uma grande figura, Caniço, o baixista da banda Brasiliense Raimundos, faleceu aos 57 anos. Foi uma morte inesperada, pois este era novo e tinha muito tempo pela frente. A causa da morte foi um desmaio após uma queda. Esta que vos escreve, era muito fã da banda, na primeira fase, com o vocalista Rodolfo Abrantes, que deixou a banda em 2001, para se converter a religião evangélica.

                 O Raimundos, surgiu em Brasília nos anos oitenta, mas em 1994, surgiu na música, após seu clipe da música ‘Nega Jurema’, aparecer no quadro ‘MTV Antes’, que dava oportunidades para as bandas que estavam começando. O clipe causou tanta repercussão, que os Titãs Paulo Miklos e Branco Melo, que haviam criado o selo Banguela, um espaço para lançar discos de novas bandas no mercado da música daquela época, descobriram a banda e os levaram para participar de um show, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. A banda abriu o show dos Titãs e logo em seguida, o Raimundos assinou contrato com o selo, para gravar o primeiro disco. No mesmo ano, saiu o primeiro disco, com o mesmo nome da banda, Raimundos(1994).

                 O disco fez muito sucesso, com letras irreverentes e bobagentas, mas que caíram no gosto da galera, como ‘Selin’, ‘Puteiro Em João Pessoa’, ‘O hit ‘Nega Jurema’, ‘Palhas Do Coqueiro’, ‘Beabá’, ‘Minha Cunhada’, ‘Cintura Fina’, entre outros. No ano seguinte, o Raimundos se transferiu para a gravadora Warner e saiu mais um grande disco de sucesso, o ‘Lavô, Tánovo!’, que emplacou os hits ‘Eu quero É Ver O Oco’, ‘O Pão Da Minha Prima’, ‘I Saw You Sayng’ e ‘Tá Querendo Desquitar’. Em 1997, a banda lançou seu terceiro disco, ‘Lapadas Do Povo’, que em minha opinião, não foi dos melhores e não emplacou o mesmo sucesso que os discos anteriores, mas antes, em 1996, o Raimundos lançou o pacote ‘Cesta Básica’, uma caixa com dois discos ao vivo, incluindo  duas faixas inéditas e uma revista em quadrinhos.

                 Após o fracasso de ‘Lapadas Do Povo’, o Raimundos lança seu quarto disco, Só no Forevis (1999), que foi o mais vendido da banda e emplacou os sucessos ‘Mulher De Fases’ e ‘A Mais Pedida’. No ano seguinte, 2000, a banda lançou o álbum MTV Ao Vivo, com uma versão de ‘Vinte E Poucos Anos’, hit do cantor Fábio JR, em 1980. Logo após a saída de Rodolfo, Digão assumiu os vocais e a banda deixou de ser a mesma, trocando a sonoridade e o teor das letras, fazendo com que perdesse sua essência, mas segue na ativa até hoje. Caniço, vai fazer falta na banda, pois em todas as entrevistas, era um cara simpático, além de bonito e excelente músico. Vai fazer muita falta! Salve Caniço! Obrigada por me fazer feliz cantando todos os hits do Raimundos com meus amigos na praia! Que sejas muito bem recebido lá no plano espiritual, por grandes astros e estrelas do Rock Nacional e Internacional.

Sugestões de pauta, comentários, elogios e críticas? Mande e-mails para: janaina.sabrito@gmail.com

Autor: ANTENADA

Janaina Sá Brito nasceu no dia 03 de Abril de 1974 em Paris e aos seis meses, mudou-se com a família para Porto Alegre. É Radialista, graduada em Letras-Português e pós-graduada em gestão de conteúdo da comunicação social-jornalismo. O objetivo de seu blog é informar sobre todos os assuntos do momento, de forma dinâmica, sempre fornecendo pautas e notícias atualizadas , para quem vive na correria, mas quer sempre se informar sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: